Notícias e pitacos sobre cinema, literatura, música, filosofia, teatro, quadrinhos, séries e etc.

terça-feira, 6 de março de 2012

Músicas para rogar praga em ex

Pessoas iniciam e terminam relacionamentos o tempo todo, no mundo todo, a cada dia em maior quantidade, intensidade e variedade de desfechos. Mas algo que não se pode deixar de notar é que - sempre e invariavelmente - o portador das nádegas encontra meios de sinalizar sua insatisfação para o portador do pé. Canções (sobretudo as mais adocicadas) gravadas, enviadas por e-mail, postadas no Facebook, enfim, são sempre muito requisitadas nestas deprimentes ocasiões.

Este playlist é inspirado em uma matéria que "linkei" no facebook há pouco tempo, acerca das razões que levam os ouvintes de canções como Someone like you, da musa-relâmpago britânica Adele, ao pranto descontrolado. 

O fato é que andei prestando atenção na referida e pegajosa cantilena e fiquei impressionada com a falta de amor próprio da moçoila (que ainda declara publicamente que suas composições foram todas motivadas por fatos de sua tenra vida amorosa). Espiem:

Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you too
Don't forget me, I beg
I remember you said:
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"

Vejam vocês, na canção, a garota declara que - não bastasse ter sido abandonada pelo bofe e substituída por alguém "mió"  - irá encontrar ALGUÉM COMO ELE!!! Fala sério, que nojinho! Não seria minimamente digno desejar alguém melhor?

Surpresa com tamanha derrocada de autoestima, fui beber na fonte do precioso cancioneiro popular brazuca. Afinal de contas, se tem uma coisa que a nossa gente sabe, é dar a volta por cima.

Vejam que beleza este exemplo atemporal composto pelo velho Chico:

Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer.
Olhos nos olhos,
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais

E que venho até remoçando,
Me pego cantando, sem mais, nem por quê.
Tantas águas rolaram,
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você.

Ahhh... agora sim! Tudo bem que o eu lírico aqui, assumidamente mulherzinha submissa, não consegue deixar de pensar no ex-amado. Mas, pelo menos, concentra-se em deixar bem claro pra ele que seus sucessores a amaram "mais e melhor". Assim pode...

Um outro mandinguento de plantão é ex-cabeludo Rei Roberto... na célebre Detalhes ele até aceita o fim do romance, mas elenca um rol de minúcias de deixar qualquer detalhista enlouquecida e sem saída nos próximos 150 anos.

Vejam que audácia:

Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito tempo
Em sua vida
Eu vou viver...
(...)
Se um outro cabeludo
Aparecer na sua rua
E isto lhe trouxer
Saudades minhas
A culpa é sua...

O interessante aqui é a progressão na praga que ele roga: primeiro o cabelo, depois o ronco do carro, a calça desbotada, os sussurros no ouvido, o retrato, o toque do outro no corpo dela e, enfim, a PRAGA MASTER:

Pensando ter amor
Nesse momento
Desesperada você
Tenta até o fim
E até nesse momento você vai
Lembrar de mim...

Ou seja, a pobre coitada não estará livre de pensar no ex-afeto nem na hora "H". Não estou certa se é um caso de extrema pretensão ou imensa crueldade. Ou ambas. De qualquer forma, ao detentor da bunda, melhor desejar maior má sorte ao outro do que desejar um clone dele no futuro, não é mesmo?

É verdade que essa praga de canção de dor de chifres e com altos índices glicêmicos reside até na high art da nossa MPB. Então, para encerrar este breve tópico, o mestre Tom Jobim declara a sua total, absoluta e irrestrita incompetência para virar a página:

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida...

Chuta, que é macumba esta memória!

Pois então, é isso! Talvez Adele tenha optado por compor uma canção na condição de vítima da pragra grudenta do não esquecimento pois músicas para rogar pragas em ex já há aos montes. Você se lembra de mais alguma?

* ATUALIZAÇÃO: Por sugestão de uma amiga, faço a seguinte ressalva: Adele, Chico, Roberto (em parceria com Erasmo) interpretam composições próprias. Tom, para quem não sabe, interpreta parceria com Vinícius de Morais. A letra da canção é do poetinha, célebre pelos derramamentos.
** Os vídeos inicialmente postados aqui foram removidos após a divulgação de cobrança feita pelo ECAD pela retransmissão de material disponível no youtube. Meu salarinho de professora não me permite correr este risco.

9 comentários:

  1. She, no caso da Adele ela não diz que, assim como ele, vai encontrar alguém? Eu entendia assim... Vou rever! Adoro seus posts!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim: "Não esquenta, assim como você, vou encontrar alguém"? Uia, Rê, minha verve para sacanear uma canção tão pegajosa foi tanta que nunca tinha parado pra prestar atenção na sintaxe da frase! Pode ser, sei lá! Faz sentido...Preciso consultar o oráculo...rs... Farei isso e volto aqui pra contar! Mas, não deixa de ser uma canção cheia de dor de cotovelo, né? Eu prefiro atirar a ser alvejada...kkkk

      Excluir
  2. Nossa, amei!! Maravilhoso o post. Queria ser igual o Roberto Carlos!! rsrs... Pelo menos é mais otimista, e no caso, que deixou é quem não vai esquecer! O.O

    ResponderExcluir
  3. Hermana, o seu texto faz qualquer bem p/ autoestima de qq um. Sofrer p/ quê, não é mesmo. Adooooooorei!

    ResponderExcluir
  4. "eu passo bem demais" é o ápice do "foda-se-seu-fdp-du-caraio"...
    amei, sheila! parabens pelo post.
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Se você não acertou a sintaxe, acertou em cheio na semântica. O nome da música é seu melhor álibi: "ALGUÉM COMO VOCÊ".
    Se ela encontrará alguém como ele OU se encontrará alguém, como ele, NÃO saberemos...
    Vamos torcer para ela, primeira e urgentemente, encontrar o amor-próprio!
    Beijos,
    Carolina Panegossi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Quem não se ama não merece mesmo ser amado... (comentarinho cruel, eu sei...rs...)

      Excluir
  6. Sheila, delicie-se!

    http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_282788.shtml

    http://digoreis.net/2007/08/31/meme-as-10-melhores-musicas-de-dor-de-cotovelo/

    Carol. De novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol! Fez pesquisa no tema? rs... Muita dor de cotovelo, né? Qdo escrevi aqui, meu foco eram aquelas canções meio "stalker" sabe? Que rogam praga meeeesmo, tipo: você nunca vai se ver livre de mim"...rs...
      Obrigada pelas dicas!
      Ah! Puxa vida, "Atrás da porta" não é sobre dor de cotovelo, é sobre a dor da perda maior... a morte de quem se ama. Sem chance de fazer piada com isso...
      Bj

      Excluir

Não esqueça de assinar seu comentário!

Facebook

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Tento pensar para além do senso comum. Em alguns dias sou mais feliz nisso do que em outros. Quem eu sou não pode ser definido pelo que tenho feito apenas e, francamente, é o que menos importa. Entretanto, para quem quer saber sobre o meu trabalho, o caminho oficial é o http://lattes.cnpq.br/2396739928093839